quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mania de gordesa

Sabe, caro leitor, em especial leitoras, tem algumas pessoas que tem a mania de gordesa (de gordo). É assim, a pessoa sempre diz que está gorda, sem ao menos realmente estar gorda. Coisa de muitas mulheres, e recentemente de alguns homens também.
Tudo começa quando o dia raia e a pessoa olha para o espelho e de repente fala: "Meu Deus! Como estou gorda". Para algumas pessoas isso é realmente verdade (pois é, essa pessoa que você imaginou agora deve se enquadrar aqui...), mas para a maioria não é. Quem está gordo é o pensamento, não o corpo. É aquela neurose do preciso ser magra, ser gorda é horrível e etc.
Aí o comportamento muda. A pessoa passa a olhar para tudo o que for comida e pensa: "um minuto na minha boca, um ano na minha bunda", ou então "já comi muito hoje" (claro, uma colher de arroz é algo descomunal...). Outros pensamentos recorrentes são: "Eu estou gorda, mas não estou tanto assim, olha só aquela uma...", como se se comparando às outras pessoas vá de fato esclarecer o problema.
O pior mesmo é quando a mulher faz aquela pergunta para o marido/namorado: "Eu estou gorda?". O coitado se responde que sim pode magoar a mulher (acredite, algumas chegam a surtar com essa resposta). Se responde que não, a mulher nem sempre se dá por satisfeita e insiste na pergunta, como se procurasse ouvir o sim. Então, caro leitor, se uma mulher lhe perguntar isso, dissimule, faça-se de tonto ou saia pela tangente. É uma pergunta que não merece resposta.
Também existe outra coisa que eu noto que engorda as mulheres: a má postura. Se ela não mantêm a coluna reta é bem possível de acabar por projetar a barriga para a frente, dando a falsa impressão. É claro que tem pessoas para as quais só melhorar a postura de nada adiantará, mas para muitas pessoas, sim. E isso acontece principalmente no sábado à noite, quando aquela mulher decide colocar uma blusinha que mostra um pouco da barriga. O armário inteiro é experimentado, sem que ela perceba que o grande problema é a postura.
Entretanto em gente que quer (e às vezes precisa por motivos de saúde) emagrecer e não para para pensar numa coisa: Ninguém (exceto as pessoas com doenças graves como o câncer, a AIDS terminal, a tuberculose e etc) emagrece comendo coxinha, batata frita, chocolate, gorduras aos montes, doces até não conseguir mais, e também não emagrece tomando refrigerante aos galões, assim como aquele leitinho matinal repleto de açúcar e achocolatado. Parece um pouco óbvio, mas nem para todos. Ouvi uma história uma vez de uma pessoa que emagreceu comendo todas essas coisas, e era verdade, mas essa pessoa reduzira o estômago.
Há quem vá atrás dessas revistas de 2,99 que colocam aquelas dietas absurdas ( dieta da agua, dieta da lua, dieta da terra, dieta da criança sudanesa, dieta da cantora famosa, dieta da formiga jandira, dieta da titica de galinha, dieta da mãe de santo, dieta do pai de santo, dieta de S. Longuinho...) que nitidamente um retardado com imaginação fértil compôs. Mais retardado é quem se arrisca a seguí-las, mas isso não vem ao caso. Para realmente emagrecer, aprenda a comer certo. Trocar as bolachas e o chocolate por uma maçã pode ser algo fabuloso, assim como evitar no almoço e janta de comer além do necessário. Além disso, procure não ficar petiscando nem comendo na frente da televisão ou computador.
O peso deve ser olhado como uma questão de saúde, e não como de beleza. Entretanto é óbvio que tendo saúde, a beleza é uma consequência.

3 comentários:

  1. Eu sempre digo q blz é consequência da beleza. :P

    O problema da barriguinha q vc flou é q ela ñ some d jeito nenhum, especialmente se o problema for má postura. Ela apareceu ali pra ficar.

    ResponderExcluir
  2. Olha tudo que você escreveu é verdade!A postura que as vezes é o problema!E eu concordo quando você fala sobre em vez de beleza saúde..mais eu penso assim..que quando você se sente bonita isso faz bem pra você tbm! sei lá é o que eu penso :)

    beiijos :*

    ResponderExcluir
  3. "um minuto na minha boca, um ano na minha bunda" Foi a melhor parte do texto. Ri muito com isso.
    Apesar do tema ter sido um pouco clichê, foi até interessante falar sobre, gostei do post, parabéns.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.