sábado, 8 de agosto de 2009

Atividade blogeira (Parte 3)

Caro leitor, eu resolvi voltar a tocar nesse assunto que você poderia até achar que estava esgotado nas partes 1 e 2 (postagens anteriores), mas o assunto é deveras extenso, e mesmo para os não blogeiro, é legal refletir a respeito. Dessa vez eu vou tratar do assunto das postagens, que são dos mais variados e diversos, embora quase sempre sejam de qualidade insignificante.
Vou começar com a vedete do non-sense: os poemas e demais criações literárias. Imagine, caro leitor, o seguinte poema: "Porta verde/mundo verde/verde mundo/verde só/ver o verde, verde ver". Embora em algumas épocas esse lixo já tenha sido considerado literatura, eu fico pensando se verde era a cor do cigarro que o blogeiro fumou antes de postar. Ninguém entende essas coisas, elas não tem sentido, nem ao menos são sonoros, tem musicalidade. O exemplo no máximo é um trava língua (tente). E a "treva" não é o poema, mas o blogeiro, que espera que as pessoas comentem algo inteligente a respeito do que postaram, como associar o 'verde' à 'esperança' e coisas do gênero.
Tem as postagens que são de humor. Até hoje eu não vi um humor que não fosse "humor de fotoshop" ou então piadas infames. Nos dois casos, o humor e tão ruim, que no máximo você dá uma sorriso, igual ao que você está esboçando agora, caro leitor. Humor é algo complicado de se fazer. Nem sempre a piada é boa para alguém de um nível intelectual maior que o blogueiro, ou então nem sempre a piada é boa porque o leitor não entendeu (mas aí, não é problema do blog, e sim do público).
Sentimentalismos, a pior praga, o enchatecedor de blogs. Só as mocinhas românticas e os rapazes deprimidos é que gostam dessa categoria. Imagine, você abre um blog na esperança de ler algo útil (bem para ler algo útil existem os jornais...) e se depara com um texto a respeito de como uma pessoa se sente ao ser abandonada por outra. Leitor, você já sabe como é que é ficar assim, não precisa que ninguém diga isso a você, não concorda? Ou então como as pessoas são cruéis, frias e insensíveis com os sentimentos alheios (embora sejam, não é necessário reafirmar). Em suma, o sentimento é bonito para os filmes e novelas, num blog são chatos (além do que blog sentimentais não duram muito mais que um mês...).
Artigos, uma das poucas coisas que ainda são de alguma cultura, mas são poucos os blogs que tem esse tipo de texto. Não dá audiência, a não ser entre (pseudo)intelectuais, exceto quando tratam das paixões populares, como o sexo, a novela, o "show biz". Já textos a respeito de outras coisas, mas são poucos. Mas também o culpado maior é o público, que nem sempre compreende a mensagem. Entende, leitor?
E por fim as variedades. E com o perdão do pleonasmo, são variedades variadas. Pode ser uma curiosidade, como os "Você sabia?" deste mesmo blog (eu recomendo a leitura, se ainda não conhece o blog, leitor, as informações que eu uso são verídicas). Eu já vi tópicos de arte, de futebol, de comentários de política. Geralmente o blogeiro lança mão desse tipo de postagem quando não tem o que postar nos outros quesitos, o cigarro deixou de ser verde, o sentimentalismo acabou, ou a intelectualidade se provou falsa.
Mas, caro leitor, não desanime, o mundo está cheio de textos mal escritos por aí, não seria na internet que você encontraria textos de qualidade. De qualquer jeito, eu lanço uma campanha, se 5 ou mais pessoas comentarem pedindo dicas de como escrever melhor, eu posto essa utilidade. É, leitor, comigo você não desanimará nunca (ou não).

2 comentários:

  1. como sepre, um post mto bem redigido. Concordo plenamente c o q vc flou lá do sentimentalismo. Uma vez eu vi um blog um texto super água c açúcar *e super entendiante cof cof* + qndo eu fui olhar o número d seguidores, tinha + de duzentos!
    Qm é quer perder tmpo lendo akela baboseira? Dava sono! (todas as seguidoras eram meninas, metade provavelmente foi chutada pelo namorado)
    Seria interessante esse negócio d dicas d como escrever, eu sou péssima em resumos :P
    Qnto ao poema eu só tenho 1 coisa a dizer:
    Se o mundo é verde, é obvio q vc só vê verde. ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Bacana, curti a levada jornalista e o layout do blog

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.