terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cozinhando

Caro leitor, hoje eu fiz um bolo gelado e estava divinamente gostoso. Era um bolo bem diferente do habitual. Na massa não ia nem leite nem margarina, mas suco de laranja. E, leitor, tinha uma calda de leite condensado e leite de coco. Muito gostoso.
Depois dessa pequena digressão, volto ao assunto principal, tem gente que não tem noção de como fritar um ovo ou então como fazer um simples bolo de fubá. A única coisa que ainda pode sair bem é uma pipoca, e de vez em quando ainda queima. Sendo assim, eu vim aqui dar uma dica do que você pode fazer para se iniciar na cozinha: Sopa.
É muito simples fazer uma sopa, qualquer idiota consegue fazer, você também consegue, caro leitor.
Vá ao supermercado e compre umas batatas, umas cebolas, umas cenouras, uns tomates, uma cabeça de alho, e qualquer outro vegetal que lhe chame a atenção (cará ou beterraba, por exemplo). Tenha o cuidado de não pegar itens com manchas estranhas ou com regiões nitidamente destoantes do resto do vegetal. Ou seja leitor, não compre comida estragada.
Depois disso vá até a cozinha e lá pegue uma panela de pressão (aquela que tem a válvula que faz "xiiiiiiiiiiiiiiii"ou "xiii-xii-xiii-...") e deixe em cima do fogão (ainda desligado, caro leitor, a panela ainda está vazia).
Na pia vá descascando a batata, a cenoura e a cebola. Para descascar batata, é preciso delicadeza com as mãos, se você não tem, caro leitor, tenha cuidado com a faca, já que o perigo de você se cortar é grande. Vá retirando a casca de maneira bem calma, não deixando as cascas muito largas, visto que assim você perde batata.
Para descascar a cenoura faça o seguinte: com uma faca cega (sem corte) vá raspando a cenoura de forma a eliminar a casca. Faça isso ou na pia ou na boca do lixo, tendo em vista que as raspinhas são difíceis de limpar.
A cebola é um caso a parte. Corte tanto a bunda quanto a cabeça e depois disso retire a camada não comestível. Se a cebola soltar um líquido branco ao cortá-la, coloque-a em baixo da torneira, para levar o líquido, ele irrita os olhos de maneira significativa.
Para o alho pegue um (ou mais) dente da cabeça e corte também a base e o topo, retirando a casca logo a seguir. É fácil, leitor, você consegue. Embora algumas vezes o dente perca metade do seu tamanho quando você vai tirar a casquinha, mas normal para os iniciantes.
Agora que você já descascou tudo, vamos à culinária de fato.
Pique a cebola e o alho para ter pedaços bem pequenos. Coloque-os na panela. A batata, a cenoura e o tomate, depois de ser lavado (creio que você não queira comer pesticidas e afins), devem ser picados a cubos pequenos. Reserve.
Adicione um POUCO de óleo para fritar a cebola e o alho, e um POUCO de sal (se colocar menos que o necessário é possível corrigir depois). Frite. Não espere que fique muito dourado não. Saindo o cheiro de comida sendo feita adicione os cubos. Frite mais um pouco, mexendo sempre e então coloque água pouco acima do suficiente para cobrir os cubos.
Feche a panela com a tampa (A panela de pressão tem boca ovalada, para colocar a tampa dentro da panela, use a parte mais larga) e espere que pegue pressão. Conte 10 minutos a partir disso e depois é comer a sopa. Se faltar sal coloque um pouco mais. Se você provar e achar que ainda não está bem cozida, feche a panela e cozinhe por mais algum tempo (é, leitor, é necessário bom senso até na cozinha).
Também é possível fazer essa sopa no formato cremosa, daí não precisa cortar a cenoura, a batata e o tomate em cubos, corte-os em pedaços menores (para facilitar o cozimento, leitor) e depois dos 10 minutos bata tudo no liquidificador.
Eu não citei quantidades, mas é necessário um pouco de bom senso, não faça um quilo de batata se só você vai comer, é um tremendo desperdício, ao não ser que você seja um verdadeiro esfomeado, mas isso não vem ao caso.
Foi um prazer cozinhar com você leitor, mas não precisa me convidar para experimentar a tal sopa, eu já sei qual é o sabor. Um dia eu também não tinha noção nem mesmo de como ligar o fogão (tá certo que eu tinha uns 4 anos... =D)

Atualização (pedida no comentário): A panela de pressão é um instrumento que trabalha com pressão acima da atmosférica, então vale lembrar que o uso inapropriado dela pode fazê-la estourar, e por consequência espirrar seu conteúdo quente para todos os lados. Antes de tentar abrí-la espere que a panela esfrie um pouco. Se estiver com pressa, dê um banho de água, na torneira, para então abrir a tampa.

5 comentários:

  1. Hauihaiuahauha... É importante dizer tambem, Pantera, que a panela de pressão é um utensílio muito perigoso (minha mãe sempre disse isso)! Tem que ter cuidado na hora de abrir tambem, né, esperar sair toda a pressão e tal...
    Não sabia desse seu dom na cozinha! Hahaha

    ResponderExcluir
  2. uahuahauha. Aaaamo cozinhar! Mas prefiro uma coisa mais sustanciosa... tipo arroz, feijão, couve e bife a milanesa. Mas cozinhar para os outros, que cozinhar para si mesmo é muito chato.

    um beijo :)

    ResponderExcluir
  3. quanto ao seu comentario no meu blog, eu concordo mas acho que isso vale para as pessoas que nao recebem promessas o tempo todo como eu. Mas voce tem toda a razão.

    ResponderExcluir
  4. eu só vou dizer uma coisa:

    panelas d pressão podem ser perigosas

    ResponderExcluir
  5. Tentei, só consegui explodir a cozinha. Acho que faltou o dom da coisa, rs.

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.