terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Intelectualidade de merda

Hoje eu estava no twitter e então eu vi um tweet do Senador Cristóvam Buarque falando a respeito do analfabetismo e de alguns doutores. Eu pensei um pouco e cheguei a conclusão que a intelectualidade sem direção é pior que o analfabetismo. Mas isso não será o tema da postagem. Eu já postei neste blog (clique aqui), bem no início, dicas para fingir intelectualidade. Agora eu só dou dicas para reconhecer falsos intelectuais.
  • Falsos intelectuais não sabem conversar sem desviar do assunto. Pergunte a ele o que ele acha a respeito da programação da tevê, de um programa que ele diz gostar, mas de uma maneira que a resposta não seja tão fácil. O falso intelectual desviará do assunto, falará dos gregos, dos troianos, da resposta do universo e tudo mais (42). Só não fala do programa de tevê. Ou seja, é liso...
  • Falsos intelectuais são pessoas orgulhosas e geralmente sedentas de poder. Não existe motivo para fingir intelectualidade a não ser para ganhar status. É que nem um político querendo botar a banca de inteligente. No fundo é porcaria nenhuma. É como uma pessoa que quiz fazer isso e acabou dizendo que "o meio ambiente é a maior ameça para o desenvolvimento sustentável" . Sorte que o mestre desta pessoa não tenta fingir intelectualidade (embora eu ache que os ghost-writers se esforcem).
  • O falso intelectual gosta de aforismos. Por não conseguir uma linha decente de pensamento (talvez por incapacidade nata) ele recorre a essas frases soltas para impressionar as pessoas. Custumam bradar esses trechos com uma certa propriedade teatral. E os aforismos usados não costumam ter um sentido muito bem definido (assim como na poesia blogueira).
  • E por fim, o falso intelectual não admite estar errado e não tem muita consideração com a opinião alheia. Isso parece estranho para muitas pessoas, mas quanto mais você estuda, maior é a vontade de saber como o outro pensa. O falso intelectual está ainda longe disso.
E, caro leitor, falsos intelectuais estão espalhados por aí. Alguns são mestres e doutores das melhores universidades do país, entretanto sabem apenas o que está delimitado por suas teses e dissertações. O conhecimento é muito mais vasto que isso, e apenas quem admitir sua pequeneza em relação a isso poderá se tornar de fato um intelectual.

2 comentários:

  1. Seria você um falso intelectual??

    ResponderExcluir
  2. Não seria inteligente eu tentar denunciar a mim mesmo. Um falso intelectual é falso, mas não estúpido. Talvez eu seja apenas um fanfarrão me divertindo com os vícios dos outros.

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.