terça-feira, 16 de junho de 2009

Guia da intelectualidade

Vendo várias pessoas por aí achando que estão abafando quando soltam suas pérolas, eu pensei que pudesse ajudá-las a fingir intelectualidade.
Trata-se de uma técnica muito antiga, datada dos primórdios da comunicação.É uma maneira de parecer inteligente sem o ser, compreende leitor?
Primeiro é necessário evidenciar algumas observações, a mais importante é que se você perceber que alguém finge inteligência perto de você, e com isso você, de alguma maneira percebe, não é de bom tom falar isso para todos ouvirem. É mais divertido fazer a pessoa cair em seu próprio fingimento, como o sua professora de história do ensino médio, que fingia saber história, mas que no fundo não sabia ligar nem o CD player.
Aí vão as primeiras dicas:
  • Saiba coisas que ninguém mais sabe. Para isso vale lembrar que nem todos lêem o jornal. Comente qualquer notícia estúpida do Bom Dia Brasil no seu ambiente e depois acrescente algum bordão, como por exemplo: "Isto tudo é fruto de uma política que não privilegia de fato a isonomia intelectual deste país", ou então "O caso desta moça reforça a idéia de que a depredação da moral está produzindo consequencias terríveis para o mundo" ou como dizer os extremistas políticos "É tudo culpa do neoliberalismo".
  • Tenha um livro de filosofia junto de você, de preferência com passagens marcadas com grifatexto, e numa oportunidade pegue o livro e leia alguma nota pertinente. É claro que não cabe a mim ensinar o que é pertinente, já que você tem que ter um mínimo de malícia para fazer o certo.
  • Assista de vez em quando uns filmes intelectualizados, ou quando alguém comentar sobre o filme fale sobre as tomadas de câmera, a fotografia, o figurino, a adaptação do roteiro à realidade etc... todas as coisas que a maioria das pessoas não sabe o que é, como o efeito das cores na trajetória do filme (embora seja verdade, dificilmente você vai percebê-las).
  • Todo intelectual sabe alguma coisa de política. Um falso intelectual também deve saber algo, ou parecer saber. Tenha uma opinião política formada. Opte pela conservadora, é mais fácil. Defender a moral e os bons costumes nunca sai de moda, mas não seja puritano, seja um pouco flexível, já que os muito conservadores são vistos como imbecis pela maioria.
  • Tente fazer de vez em quando umas associações tiradas do chapéu. Claro que não é não, mas também não é impossível. Um único comentário bem feito é uma chave para o sucesso.
  • Se alguém tentar lhe desmascarar, diga que você está com dor de cabeça e por isso tem de ir embora.
Mas tenha certeza, que lhe tentar desmacarar será alguém tão falso quanto você, já que para os intelectuais de verdade a falsidade é notória, e portanto você só enganará os estúpidos.
É claro que eu já usei alguns destes truques, mas tenha certeza, meu caro, se você fingir intelectualidade do meu lado eu logo perceberei. Fui eu ensinei tudo isso para você.
Em suma, não seja idiota.

Um comentário:

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.