quarta-feira, 15 de julho de 2009

Tesão, fruto da retroalimentação

Sabe, querido leitor, uma pessoa desatenta, e talvez um pouco maliciosa, pensaria que isso é uma referencia a comportamentos sexuais um tanto quanto diversos, mas isso não é o objetivo desse blog (mas mesmo assim se ainda quiser coisas do gênero mencionado basta ir até o google e digitar algumas palavras sugestivas que haverá sites e sites para distraí-lo). Voltando ao assunto central, o comentário é que se alguém não tem uma resposta proveniente daquilo com que interage, essa pessoa uma hora desencanta daquilo que faz, e acaba por não fazer.
Sabe, postar é uma tarefa até que um pouco ingrata, principalmente quando não tenho a retroalimentação ou, em inglês, o feedback. Principalmente quando a coisa tá lá: "0 comentário(s)". É brochante, tira totalmente o tesão de fazer as coisas. Entretanto eu passei ontem por alguns blogs e percebi que a minha situação ainda não é das piores. Tem gente que tem o "o comentário(s)" em todas as postagens, ou seja, ou tesão (ou motivação) é infinito ou a pessoa não tem o que fazer, principalmente quando são aqueles diários insuportáveis, onde a pessoa tenta contar para o mundo o que aconteceu de interessante na vida dela, sendo que na verdade nada aconteceu já que quem gasta o seu tempo blogando essas futilidades não realmente nada para fazer.
Outra situação é extremamente chata é quando os casais começam a ficar um pouco mais velhos e não existe mais aquele "fogo da paixão". O homem faz um agrado para a mulher ou vice versa, e então não existe um retorno. O homem, ou mulher, deixa de fazer agrados. E aos poucos a relação vai ficando gasta, sem aquela coisa gostosa dos primeiros tempos, onde existiam agrados e feedbacks. Mas isso é evitável. A coisa esfria por causa da queixa mútua, geralmente por coisas banais como cabelo no ralo ou toalha em cima da cama, comportamentos que não são agradáveis, mas também não graves a ponto de causar briga. E se vai só na briga, quem tem vontade de agradar? Quase ninguém. Se a retroalimentação tivesse sido mais intensa, e não precisa de muito, isso não teria acontecido, pois a retroalimentação deixa todos mais felizes, independente se ela é verbal ou... (putz, prefiro não comentar).
A retroalimentação também faz parte do cotidiano de ensino. Se um professor não vê resultado, ele desanima e deixa o aluno de lado, poupa esforços, que por fim revelariam-se inúteis. Imagine que você se propôs a ensinar uma galinha, sim leitor, uma galinha daquelas que põe ovo, a falar inglês. É claro que a galinha não aprenderia e você não teria a retroalimentação (mas caso aprendesse, você no mínimo teria fama internacional como a pessoa que ensinou uma galinha a falar inglês) , sendo assim, você pararia de ensinar uma galinha. Talvez então você ensinasse um cachorro a sentar quando você manda, e isso é possível (caso o cachorro aprenda, a fama será restrita a sua família, mas sua mãe vai propagar para todas as amigas) logo se você tenta e tem algum resultado a possibilidade de você continuar a fazer aquilo é muito grande. Por isso é que vem a máxima: o professor irá ensinar os cachorros, mas cabe ao aluno decidir se ele vai ser a galinha ou o cachorro. (Qual dos dois você é?).
Também pode se extrapolar mais um pouco e pensar na motivação empresarial. Se o líder não dá a seu comandado um retorno, não espere dele muita coisa. A via tem duas mãos, sempre. Quando eu jurei a bandeira para retirar o CDI, um militar falou com os jovens na câmara. No começo ele foi duro, exigiu perfeição no juramento, mas depois, ao final, elogiou e incentivou os jovens. Foi demais. Nunca eu tinha me sentido tão motivado para alguma coisa. Tudo por causa da retroalimentação, que nesse caso foi mútua, nós, os jovens, fazendo o juramento (sendo como os cachorros) e o militar organizando e incentivando.
Assim eu encerro a postagem com um singelo pedido, comentar não é tão difícil, então um pouco de retroalimentação não faria mal. Mesmo por que todo mundo gosta de uma retroalimentação de vez em quando, inclusive eu e você.

4 comentários:

  1. RETROALIMENTAÇAO
    termo interessante pra o que todos procuramos das relaçoes da gente.

    reciprocidade seria mais humano though.

    ResponderExcluir
  2. De agora em diante, vou te retroalimentar sempre, tá Pantera? Hahaha
    É que nunca tenho nada de interessante pra comentar, masss... vou tentar, ta?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, viu. Mas vale lembrar que retroalimentação nem sempre é boa. Olha a Alemanha nazista, por exemplo.
    Mas aqui ela é importante mesmo, e o pedido é justíssimo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente,retroalimentacao é essencial pantera!principalmente pra fazer mudancas (nao que voce precise mudar,os textos estao muito bons).
    Vale lembrar tambem que retroalimentacao excessiva tambem engasga!

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.