segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aos amigos, com carinho

Hoje, com toda a glória, é o aniversário da ida do homem à Lua, já faz 40 anos. Mas isso não é o de mais interessante. Devido a esse gigantesco passo para a humanidade, institui-se o dia do amigo, para simbolizar a amizade dos homens com todas as criaturas do universo (é verdade). Mas ficou o dia do amigo, o que eu realmente acho mais importante do que o dia que o criou.
Sabe, eu por um tempo fui uma pessoa fechada, sem amigos, mas hoje eu posso dizer que isso já passou, e não irá acontecer novamente.
Quanta coisa eu perdi durante o tempo de isolamento...
É tão bom dividir um momento, contar piadas, ouvir fofocas, notícias e alguma filosofia de butequim. Ver o que o colega gosta e ver o que eu gosto e, mesmo na diferença, notar que isso não tem importância.
Eu nunca tinha alguém para conversar, visto que eu não conversava, discursava para a pessoa que me ouvia (embora eu ainda faça isso, o problema está quase sanado). O amigo, de forma simples, despretenciosa, conseguiu o que eu nunca conseguiria sozinho, rasgar o manto do egoísmo que me cobria. É como em "Help!", música dos Beatles, antes eu achava que podia sozinho. Hoje, eu sei que sem "A little help from my friends" eu não consigo mesmo.
Sozinho, eu não sou nada. Não sou engraçado, não sou bom, não sou inteligente, não sou quente ou frio. Sou morno. Não sou sal, nem açúcar; dia ou noite. Sozinho não sou. Estou à toa, sem objetivo, sem vontade, sem vida. (Sorte que eu tenho amigos!).
Os amigos que eu tenho hoje, são coisa rara, singular, especial. As metáforas, hipérboles, elipses, comparações, catacreses, metonímias, antonomásias, antíteses, eufemismos, gradações, prosopopéias, paradoxos, apóstrofes, aliterações ou assonâncias não podem ainda expressar o que eu sinto por meus amigos. É um bem querer, um querer bem sem pretenção, um tipo diferente de amor, amor que não está nos livros românticos, não está nos roteiros de Hollywood. Talvez esteja no nosso sorriso, nas risadas, na ajuda que recebemos quando estamos na pior.
Amigos, talvez eu nunca retribua aquilo que vocês trouxeram de bom para minha vida, mas quando precisarem, eu sempre estarei disponível para vocês.

4 comentários:

  1. Verdadeiramente, não há nada tão transformador quanto uma amizade. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Pantera! Me emocionou!
    Feliz Dia do Amigo [atrasado] pra vc!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Só me resta dizer: Feliz dia do amigo, Pants! =D

    Ótimo texto ;)

    ResponderExcluir
  4. Panterinha, nós te amamos! Isso me inclui. É óbvio, uma vez que eu disse Nós. Pq nós, é a primeira pessoa do plural, inclui EU e mais qualquer número de pessoas, no caso, membros da EQ 08. Ah, vc entendeu. ;)

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.