segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tem gente que não sabe falar

Caro leitor, hoje, dia 27 de julho de 2009, eu fui a evento comercial como acompanhante de minha mãe. E nesse evento foi mais do que nítido uma coisa, tem gente que não sabe falar em público. Não que isso seja um problema muito grande, já que é uma monstruosidade. Os palestrantes, que iam lá apresentar os produtos de suas empresas não tinham noção do que fazer perante o público e suas apresentações eram incrivelmente chatas, que até mesmo faziam uns biscoitos queimados servidos pelo bufê serem mais atrativos, mas ainda existia que estava disposto a ouvir.
Eles cometiam muitos erros, e por isso, meu caro leitor, eu estou disposto para dar alguma dica para você melhorar sua atuação em público, já que você não deve ter técnica alguma (mas não desanime, ninguém tem mesmo).

  • Não tenha medo do público. Ele não é alguém que possa lhe fazer mal, exceto se seu emprego ou se sua nota dependem dessas pessoas, mas mesmo assim não tema. Enquanto você falar, o público não pode fazer nada (e se fizerem vão fazer depois da apresentação).
  • Se quer apresentar algo, domine o assunto antes de falar. A falta de domínio é o pior dos erros, o mais aterrorizante, já que nestes casos o palestrante é sempre desmascarado (mas se você conseguir enrolar bem a plateia, ainda sim pode dar certo, principalmente se forem pessoas sem senso crítico algum). É mais ou menos assim, você está apresentando para o seu professor um TCC e a banca no meio faz uma pergunta (Panic detected) até que trivial para você. Se você não está preparado para responder essa pergunta a coisa complicou.
  • Seja breve, objetivo e claro no que diz. Sempre que a palestra vai se alongando, a possibilidade da pessoa entrar na função cerebral "em espera" é enorme. A objetividade reduz o tempo de palestra, a clareza mantem as pessoas interessadas, visto que se alguém não entende o que está sendo dito, ela pode até entrar na função "desligar". Isso se aplica principalmente depois do almoço. Palestra de um chato enrolão, não dá!
  • Se for usar slides, cuidado. Lembre-se que é quase certo que a plateia é alfabetizada, então não leia os textos do slide, use-o apenas para ilustrar o que você fala. Tem gente com o mau hábito de usar os slides sem critério e dessa maneira põe coisas nada a ver na apresentação. Por exemplo um palestrante falando de lã e no meio de sua apresentação de slides ele coloca o ciclo menstrual da ovelha. Embora exista uma conexão distante, o que tem a ver a lã com a uma ovelha no cio? Tem gente que faz coisas parecidas sem se tocar do que faz, e com certeza você já viu algo do gênero na sua vida (mas é óbvio que nem todos têm senso crítico para perceber essas gafes...).
  • Por fim, se alguém falar que a sua apresentação foi horrível, agradeça. Ele fez o que muitos poucos teriam coragem de fazer, dizer que tudo aquilo que você fez com todo o seu empenho foi uma merda. Mas não pense apenas no lado pejorativo. Essa pessoa indicou um problema que muitas vezes passaria despercebido.

Eu poderia ficar dando conselhos indefinidamente, mas não vou fazer isso. Vai ficar chato. E além do mais, eu ainda um dia posso dar palestras a respeito do tema, então se você tiver algum interesse basta mandar um e-mail para mim (eu garanto que o preço é bem acessível). Sendo assim, caros leitores, despeço-me.

3 comentários:

  1. Não saber falar em público é um atraso na vida de uma pessoa, fato. A vida inteira você apresenta para um público. Nos trabalhos escolares, na faculdade, nas reuniões de empresa. Mas minha dica para melhorar isso: faça teatro. Ajuda MUITO! Além de tirar sua timidez, melhora sua desenvoltura e dicção, essenciais para apresentações. Afinal, ninguém merece alguém que fala enrolado apresentando.
    Ótimo post. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Aj, o teatro não é tão paromissor assim. Basta não dar as costas para o público e fingir uma mentira de maneira convincente. O ator é, na verdade, um mentiroso.

    ResponderExcluir
  3. Nossa queridíssima Prof. Solange deveria ler esse post, né?

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.