sábado, 4 de julho de 2009

It's a bore

Embora não pareça adequado falar disso, mas quando chega esta época do ano, próxima ao meu aniversário, eu entro numa fase de tédio muito profundo, não porque a vida é ruim, mas simplesmente porque tudo fica do mesmo jeito durante um mês inteiro: as mesmas crianças indo para o clube, as mesmas pessoas frequentando sua casa.
Até os filmes entram na lista, principalmente os de ação, que têm sempre a mesma história, ou é um cara fortão lutando contra o crime, ou é um cara fortão resgatanto uma pessoa da família (geralmente a filha), ou é um cara fortão protegendo o presidente dos USA de uma conspiração terrorista, ou então é uma combinação linear destes enredos, sendo sempre o cara fortão como uma constante.
Uma coisa chata é também os programas da tevê, sempre os mesmos e sem graça, claro que existem os tipos canônicos, e o resto são pequenas variações. É como em ciência, um faz com ácido clorídrico outro faz a mesma coisa com o ácido sulfúrico e no final das contas são dois artigos iguais mas são são dois artigos diferentes.
Voltando a televisão, enuncio os tipos canônicos:
  • Show de talentos: O mais famoso é sem dúvida o Raul Gil, com algumas coisas para cá outras para lá tem também o Ídolos e a cópia genérica, o Astros.
  • Programa de auditório: Os melhores representantes são o Faustão e o Gugu, mas também existe um tentativa da Eliana alcançar a mediocridade dos dois lá no 'Tudo é possível'. Na globo não se pode deixar de citar o Hulk, que ultimamente percebeu que nem só mulher gostosa dá audiência, mas também um certo assistencialismo televisivo como o 'Lata velha' e o 'Lar doce Lar'. Pode-se também dar nota de acordo com a chatice do programa, numa escala de 0 a 5. Todos, com exceção do Silvio Santos (o rei, 2 na escala), estão com no mínino 7,5.
  • Novela: Dispensa explicações. Tem três grandes fases, apresentação, enrolação, resolução. Tanto a apresentação quanto a resolução tem no máximo 3 capítulos. A enrolação é o que há, no mínino cerca de 95% da novela. Além disso cabe lembrar que embora a novela seja um gênero consagrado, ela tem tido péssimos escritores. Em que lugar do mundo alguém dança tanto quando em 'Caminho das Índias'? Em que cadeia tem uma mulher tão vilã quanto a Flora de 'A Favorita'? Em que lugar do Brasil existe uma cidade para uma 'Revelação'? Por que demora duas semanas para operar alguém que está entre a vida e a morte? Perguntas sem respostas que atordoam os telespectadores.
  • Noticiário: Além do boa noite não vêm mais nada de bom. É corrupção, é morte de Michael Jackson, é assasinado da Isabela Nardoni, é tiroteio no Rio, é venda de drogas na Cracolândia, é a economia indo pro brejo (junto com a vaca, que teve aumento em seu preço), é desastre natural, e de vez em quando é dia de Santo Antônio ou então véspera de uma apresentação de um artista internacional.
  • Reality Show: Limito a falar que aquilo não é um show de realidade. Onde será que tem tanta bunda redonda e tanto homem sarado? Só mesmo no Big Brother e na Fazenda.
  • Humorísticos: De vez enquando me fazer dizer 'Que legal!', mas depois de seis meses ouvindo a mesma piada, eu só grito 'Que bosta!'.
  • Revista Eletrônica: leia 'Fantástico' ou 'Domingo Espetacular'. Umas porcarias. Vai ter matéria quando todo mundo já sabe da notícia. De vez em quando tentam traduzir alguma coisa da BBC, mas a edição quase que completa faz que destruam totalmente a qualidade, isso quando a Record não tenta passar matérias sobre a bíblia em pleno horário nobre, do domingo mas fazer o que, é a Universal que paga, é a Universal é que manda.
Quanto ao resto dos programas, são todos chatos, repetidos e sem graça, com exceção do Silvio Santos que faz a mesma coisa sempre, pelo menos por 50 anos, e ainda tem audiência.
Mas fazer o quê? Postar no meu blog e expressar: "It's a bore!".

5 comentários:

  1. Pantera, você já sabe o que não fazer nas férias, corra atrás das outras coisas.

    Sugestões?
    vou me dando uma de atrevido aqui, ouça um samba, ouça um rock, ouça uma bossa nova, leia alguns livros, assista documentários, ou até mesmo pantera, vá em festas, mesmo sem ser convidado.Até por que ''penetra'' é anagrama de ''pantera''.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. AEHUEAHUAEHUAE excelente, pantera. gosto de suas definições categóricas =D

    heitor, vc é um gênio do léxico.

    ResponderExcluir
  3. pantera tem dois A
    penetra tem apenas um A

    ResponderExcluir
  4. Mas pantera, a idéia era acreditar no heitor, não precisava conferir ;D

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.