terça-feira, 1 de setembro de 2009

Anonimato

Parabolóide elíptico. Essa referida figura, caro leitor, existe e até mesmo tem representação matemática. Não sei se você conhece alguma coisa da geometria analítica, mas se não clique aqui e será transportado para a Wikipédia (admito que o artigo não está lá muito bom, mas serve).
A coisa é que alguém se intitulando assim fez comentários nem tão amigáveis quanto o parabolóide, (se é que se pode dar essa característica a uma forma geométrica) e então eu vi nisso uma possibilidade de postagem. Tem gente que só se solta no anonimato, como se o que fosse fazer, dizer ou pensar fosse algo ruim para a sua própria imagem.
É assim. Você, em uma hora indeterminada do sábado, assistindo a televisão, começa a ver na tevê uma certa música dançante, "Conga, la conga", de repente, os músculos de sua bacia, braços e pernas começam a se movimentar de forma descontrolada seguindo o ritmo empolgante da música. É óbvio que aquilo é ridículo, mas a vontade de dançar é maior. E no refrão vem a autorrealização, "conga, la conga, conga, conga, conga... ai ai AI ai...(2x)", mesmo que ela se dê com a bunda balançando. Mas se houvesse alguém por ali, você iria olhar para a tevê e pensar "que vontade, mas é ridículo.
A verdade é que o ridículo às vezes é um limitante para o nosso comportamento, para as coisas que realmente queremos fazer, pensar ou falar. Privamos-nos de diversão numa hora que poderia ser divertida para não chamar a atenção para nós mesmos. Talvez isso seja fruto da cultura, mas eu acredito que seja algo mais profundo, ligado à própria condição de ser social do homem.
Outra coisa que chama a atenção, querido leitor, é que alguns escondem-se no anonimato para por as farpas em dia, não sei se por prazer ou se só para aliviar a tensão do mundo moderno, mas de qualquer forma, as farpas existem.
Recentemente eu li um livro em que havia umas fofoqueiras que mandavam cartas anônimas para as pessoas de uma cidade. Elas realmente não tinham nada para fazer da vida senão futricar e plantar a discórdia na casa dos outros. Não julgo essas pessoas, já que de vez em quando a fofoca tem até um fundo de verdade, mas o que intriga é o por que se esconder. Talvez o porquê seja que atitudes como essas não são bem vistas pela sociedade, e sabendo disso, a pessoa quiçá prefira o escuro. É até que compreensível.
No mais, basta para mim afirmar que não há xingamento para aquele que não é orgulhoso o suficiente para receber isso dentro de si. E o orgulho sim é uma merda. Eu estou num diário exercício para me livrar ao máximo dele. Sendo assim, os comentários anônimos continuarão permitidos nesta página, já que todos somos anônimos, visto que um dia, ninguém mais se lembrará de nós.
P.S.: Voltei ao anonimato do apelido mesmo, assim eu me solto mais fácil...

8 comentários:

  1. Tipo
    Eu ri dos comentários do parabolóide. =D

    ResponderExcluir
  2. " E o orgulho sim é uma merda."
    Concordo plenamente meu caro.Tento usar o mínimo de orgulho possível.
    Bom, quanto ao anonimato, eu acho que são pessoas mal resolvidas consigo mesmas.
    Ser o que é, é o que tem que ser.
    As diversas facetas das pessoas permitem a elas serem o que elas são, mas sem julgamento das outras pessoas.As pessoas se admiram, mas têm medo de não ter admiração dos outros.
    Isso é uma merda, sinceramente.
    Mas somos humanos. Cheios de dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Pantera chutou o pau da barraca agora. AHUAEHuAEHUAEHUAE!

    ResponderExcluir
  4. Grand finale! também acho que todos estamos fadados ao anonimato, já que em algum momento cairemos no mar do esquecimento. E como ou sob que nome cada um vive a sua vida é o que menos importa, o importante é a satisfação pessoal. Porém, entretanto, contudo, nããoo obstante, eu acho usar do anonimato para "ofender" ou "denegrir" os outros se encaixa no quisito "insegurança" e/ou "covardia" e não em "satisfação pessoal". Inseguro demais para assumir as próprias opiniões, ou covarde ao ponto de criticar sem ter coragem de enfrentar a réplica que, eventualmente, venha a surgir em defesa.
    Que coisa formal esse meu comentário. haha
    Tchau, estranho :)

    ResponderExcluir
  5. Parabolóide Elíptico4 de setembro de 2009 às 15:02

    Ohhhh !!! hauhauhauuha

    O anonimato é realmente revoltante quando acompanhado de críticas, já que há consenso quanto ao desagrado de qualquer um em recebê-las. Não dá pra saber nem se você aguenta dar umas porradas no maldito! Mas quem é que progride na vida recebendo apenas...

    "poxa, q legal, adorei!"

    Outra coisa que me deixou espantado foi a referência às minhas postagens como ofensivas. Digo até que seriam um pouco depreciativas, porém sempre com relação ao que foi escrito aqui. Creio que não te desrespeitei, Mateus, e nem tenho a intenção de te ofender.

    Não te conheço e, se escrever de tal forma a precisar que as pessoas que lêem possuam um conhecimento acerca da sua pessoa, então...

    Então fudeu, pois não é o meu caso!!! Conheço-te pelo que escreve. Por isso deveria ter cuidado nas palavras, pois podem soar humildes ou brincalhonas para aqueles que sabem e convivem contigo, porém arrogantes para quem nunca te viu.

    Agora... a continuidade da permissão de comentários anônimos é algo que me deixa certo da sua "busca diária para se livrar do orgulho". Querer saber quem posta é um atrativo para postarem apenas aqueles que elogiam. E se quer apenas elogios (coisa de quem é beeeeemmm orgulhoso), basta fazer uma postagem indicando essa vontade.

    Retirar-me-ei destas linhas de forma tão súbita quanto a que eu entrei.

    Do contrário, tornarei a insistir para que meu colega Parabolóide Hiperbólico leia tuas linhas. Ele ainda está magoado de usarem o nome dele de forma tão banalizada...

    auhauhauahuahuahua

    ResponderExcluir
  6. Esse Blog saiu do meu alcance intelectual.É por isso que o colocarei nos favoritos.

    Parabéns ao Pantera e todos os outros colaboradores.

    ResponderExcluir
  7. Ah, dessa maneira até o Heitor me encabula...

    ResponderExcluir
  8. Oii, ótimo texto, muito bem escrito!
    E, realmente, as muitas pessoas adoram o anonimato e esquecem que hoje em dia é tão bom e livre o exercício do nosso direito de expressão assegurado pela nossa CF/88. Quantas pessoas fazem de tudo para se livrar das proibições às quais são impostas pelas ditaduras de seus países e não podem expressar suas opiniões, desejos e sonhos. Nós, que temos essa sorte em abundância não conseguimos usufrui-la como se deve, preferindo, muitas vezes, permanecer na triste covardia do anonimato em detrimento da coragem da palavra assumida!

    Parabéns! Bjss

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.