sábado, 7 de novembro de 2009

As pequenas (e as grandes) coisas

Leitor, tam gente que acha que as pequenas coisas são insignificantes para o todo. Infelizmente eu vou mostrar a elas que isso não é verdade. Apenas um radical cloro, gerado pela degradação ultravioleta dos CFCs, é capaz de destruir cerca 100000 (cem mil) moléculas de ozônio durante um ano. Como é possível perceber, nem sempre as coisas pequenas são assim desprezíveis.
É assim, falando na Ozonosfera, que eu começo essa postagem. Pequenas atitudes cotidianas podem ter um  reflexo terrível para o todo. E o exemplo clássico, e amplamente praticado pela maioria dos brasileiros, é o ato de jogar lixo em via pública. Talvez tenha gente que não saiba o quanto isso é ruim para a cidade, mas eu sei, e cansei-me de andar por aí vendo bitucas de cigarro, latinhas de coca-cola, papéis de bala e chicletes mascados jogados no chão.
Pode parecer um pouco piegas falar disso, mas é um incômodo gigantesco ver pessoas jogando lixo no chão, e o pior, não dá para falar nada. A pessoa que joga não se toca e ainda por cima briga com você, já que a atenção dela foi chamada. Uma vez, em Piracicaba, lançaram uma maneira muito interessante de educar pessoas nesse sentido, lançaram uma 'camêra tagarela'. Basicamente utiliza-se do constrangimento público para educar pessoas, mas nesse caso, o objetivo maior era o trânsito.
Chega de fingir que as pequenas coisas não tem importância. Lixo jogado na rua dificulta a limpeza pública (gari tem que varrer pó e folhas, não lixo), pode intupir bueiros ocasionando dificuldades na hora das chuvas fortes e deixa o lugar com aspecto de sujo.
Imagine se numa cidade turística começam a jogar lixo na rua. Em vez de ver as maravilhasas da cidade, o turista verá o descaso de seus moradores, provavelmente não retornará a cidade, e ainda por cima falará mal quando perguntado a respeito daquele lugar. Uma vez, quando fui para Águas de São Pedro-SP, vi uma placa muito interessante "Onde tem lixo não tem turista", e é verdade. Se a cidade estivesse com aspecto de suja, eu não teria vontade alguma de voltar a vê-la (aliás, é um ótimo destino para uma viagem de fim de semana).
As coisas pequenas acabam por ser grandes quando unidas umas às outras. Fingir que não tem importância é o primeiro passo para criar uma situação desagradável.
Pense nisso.

3 comentários:

  1. E um copo plástico, é uma pequena grande coisa, Panter?

    ResponderExcluir
  2. Todo pequeno discuido com a sociedade é um ato pequeno. O problema é que se unem os pequenos descuidos de todos, gerando um problema gigante.

    ResponderExcluir
  3. O mundo vai acabar por causa de cada copinho descartável que a gente joga na praia.. coisas pequenas..

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.