domingo, 25 de outubro de 2009

Você sabia? 25/10/2009

Que o sono é dividido em 4 fases? Três delas são do estágio NREM (em que não há o movimento rápido dos olhos) e o último é o REM (do inglês: rapid eye moviment).
O primeiro estágio, N1, é descrito como a sonolência, sendo que algumas pessoas afirmam que estão plenamente acordadas durante esta fase do sono.
O segundo, N2, é uma fase do sono em que existe um relaxamento do corpo e 'desligamento' dos sentidos.
O estágio N3 é caracterizado por ser o estágio em que ocorrem os sonanbulismos, pesadelos e os 'xixis na cama'. Também nesta fase é possível que a pessoa sonhe.
O estágio REM é aquele em que o movimento dos olhos é rápido e caótico. É comum que as pessoas acordem brevemente após um período de REM, que acontece até 5 vezes numa mesma noite. Também é relatado que pessoas que são acordadas durante esta fase acordam dispostas a continuar com suas atividades normais. É nessa fase que a maioria dos sonhos acontece.
De qualquer forma, o sono é algo indispensável em nossa vida, uma necessidade vital para a regulação do metabolismo. Por isso, se você sacrifica seu tempo de sono no computador ou na internet, é melhor pensar bem no que você faz. Alterações de sono comprovadamente alteram a capacidade de aprendizado e trabalho.

2 comentários:

  1. É, pesadelos e xixis na cama tinham que estar ligados! Eu sempre fazia xixi na cama quando sonhava que estava morrendo. Eu pensava: "vou morrer mesmo, que se dane". E morria, de vergonha. =}

    Também fiquei sabendo que dormir bem emagrece...

    ResponderExcluir
  2. Acho q gostei mais do comentário acima do que do seu post, pantera. E olha que o post foi bom. Ri mto do comentário HAUHHUAHUAA

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor do "Paralaxe Hiperbólica"

Para isso bastar clicar na caixa "Seguidores" do lado direito das postagens.
Se deixar seu blog indicado, eu linko você.