sábado, 31 de outubro de 2009

Trilha 31/10/2009

Hoje eu vi uma chamada para "Cidade dos Anjos" que passará às 14:30h de segunda, no SBT. Ouvi nessa chamada "Iris" do Goo Goo Dolls.
Às vezes eu me sinto deslocado como se estivesse preso a algo muito maior que eu não consigo compreender. Isso me causa receio. Não sei de que maneira me comportar frente a isso. Talvez eu não devesse colocar este texto em público. Já que não quero que as pessoas me vejam, acho que não vão entender. Quando tudo parace que foi feito para dar errado, eu só quero saber quem sou.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você sabia? 27/10/2009

Que a parabólica é usada para a construção de antenas de recepção devido a uma propriedade geométrica? É que a parábola, uma cônica gerada pela secção de um cone por um plano que contem o diâmetro da base (que também pode ser construida através do lugar geométrico dos pontos equidistantes a um ponto e reta), tem a propriedade de refletir para seu foco todos os raios que chegarem paralelos ao eixo principal.
Sendo assim basta alinhar a antena parabólica com os raios a serem captados e ajustar o recptor no foco da parábola. Utilizando o mesmo princípio é possível construir também um forno solar, no qual toda a luz de concentrará em um único ponto, uma técnica barata para atingir facilmente altas temperaturas.

domingo, 25 de outubro de 2009

Você sabia? 25/10/2009

Que o sono é dividido em 4 fases? Três delas são do estágio NREM (em que não há o movimento rápido dos olhos) e o último é o REM (do inglês: rapid eye moviment).
O primeiro estágio, N1, é descrito como a sonolência, sendo que algumas pessoas afirmam que estão plenamente acordadas durante esta fase do sono.
O segundo, N2, é uma fase do sono em que existe um relaxamento do corpo e 'desligamento' dos sentidos.
O estágio N3 é caracterizado por ser o estágio em que ocorrem os sonanbulismos, pesadelos e os 'xixis na cama'. Também nesta fase é possível que a pessoa sonhe.
O estágio REM é aquele em que o movimento dos olhos é rápido e caótico. É comum que as pessoas acordem brevemente após um período de REM, que acontece até 5 vezes numa mesma noite. Também é relatado que pessoas que são acordadas durante esta fase acordam dispostas a continuar com suas atividades normais. É nessa fase que a maioria dos sonhos acontece.
De qualquer forma, o sono é algo indispensável em nossa vida, uma necessidade vital para a regulação do metabolismo. Por isso, se você sacrifica seu tempo de sono no computador ou na internet, é melhor pensar bem no que você faz. Alterações de sono comprovadamente alteram a capacidade de aprendizado e trabalho.

sábado, 24 de outubro de 2009

Postagem aleatória 24/10/2009

Após um tempo sem postar, por volta de uma semana, estou aqui novamente para atualizar essa página. Como estou um pouco sem assunto para começar a postagem, pensei que enquanto eu escrevesse alguma coisa apareceria na minha cabeça e se tornaria uma boa postagem. Até agora isso não aconteceu.
Estou pensando, (ou estava...)
Vou dar dicas para ter uma boa noite de sono. Excelente. Já tenho a minha idéia. Agora preciso desenvolvê-la, embora eu quase nunca tenha uma boa noite de sono.
  • Tente dormir e acordar no mesmo horário todos os dias. Essa foi a dica que o meu médico deu quando eu fui consultá-lo para tentar resolver meu problema. Comecei a seguir a recomendação, mas não deu muito certo, não, meus vizinhos não tinham o mesmo padrão de sono que eu. Eles sempre estavam agitados até altas horas da noite. Não sei o porquê. Talvez seja por que era um casal que ao meu ver parecia um pouco libertino. Talvez as libertinagens é que fossem o problema. Quando recebiam visitas de um outro casal, aí é que não dava mesmo para dormir. Acho que praticavam umas modalidades de relacionamento diferentes, um tanto liberais. De qualquer forma, o conselho é bom para quem não tem vizinhos ruins.
  • Vá fazer uma atividade física antes de dormir. Até me ajudou a chegar no sono de uma maneira mais intensa, mas o problema é que eu sempre acordava com o corpo dolorido. E havia dois motivos. O primeiro é que eu não sei me exercitar sem fazer atividade intensa, aí eu me doía. Mas o outro motivo é que devia ser o mais significativo. Eu chegava muito suado em casa. Aí eu tinha que tomar banho. O problema é que eu também estava cansado, e com aquele barulhinho do chuveiro, com aquela atmosfera de sauna, não havia o que me conservasse acordado. Acabava dormindo no banho. Aí eu parei com isso. O corpo já estava muito doído, e a conta de luz veio que foi uma exorbitância.
  • Uma vez disseram que contar carneirinhos ajudava. Eu fui contá-los. Contei um, dois, três, quatro, o rebanho todo. Até fiquei com sono. Tive vontade real de dormir. Funcionou. O problema é que para contar os carneirinhos eu tinha de ir até o campo, ver os carneirinhos de um amigo de meu pai. Não compensava a gasolina que eu comecei a gastar.
  • Disseram para eu assistir um filme antes de dormir, todas as noites. Comecei. Não deu certo. Eu tinha pedido emprestado uns filmes de uns amigos e assistia a todos que me davam. Mas um deles me deu um filme de fantasmas e assombrações. Não deu outra, tive pesadelos. E ainda por cima eu acordava no meio da noite com todas as pessoas do filme na minha cabeça. O ápice do medo que eu passei foi quando eu acordei de madrugada depois de um pesadelo, e não havia luz devido ao black-out provocado pela tempestade que caía. Eu fiquei quietinho acuado em minha cama até que lentamente a porta do banheiro começou a se mover fazendo um barulhinho típico que só as portas de cemitério fazem. A luz do banheiro começou então a piscar e de repente comecei a escutar gritos de "Para!,Para!". Cobri minha cabeça com o lençol até que eu percebi que o que estava acontecendo é que os meus vizinhos estavam fazendo suas libertinagens e a luz estava daquele jeito por que um outro vizinho (comportado) estava armando e desarmando os disjuntores dos blocos para tentar reestabelecer o fornecimento normal de energia.
É por isso que por fim eu inventei de ter um blog. Escrever algumas tolices e inventar estórias de vez em quando é algo que ajuda a relaxar. E quando eu releeio meus textos é que a coisa se completar, são tão, tão..., (ah, não sei explicar ...) que me dão sono, e que sono.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Intrafobia brasileira

Certamente, caro leitor, você nunca ouviu essa palavra 'intrafobia', mas saiba que isso não quer dizer que você seja um inculto (mas se soubesse também não seria um intelectual). Trata-se de uma palavra nova que eu inventei pouco antes de começar a escrever esta postagem. 'Intra' significa 'dentro'; 'fobia','medo'. A coisa que é nós, brasileiros, não somos um povo xenofóbico, mas sim um povo intrafóbico. Nós não gostamos daquilo que tem no Brasil. O que vem de fora é, para a maioria absoluta dos brasileiros, melhor do que existe aqui.
  • A televisão brasileira é ruim. Bons são os canais americanos 
  • Os políticos do Brasil são corruptos. Na Europa não existe corrupção.
  • O produto nacional é pior que tem. O bom é o importado.
  • Quem estuda apenas no Brasil é um profissional menos qualificado do que aquele que estudou no exterior.
Todos esses são pensamentos típicos de pessoas intrafóbicas. Se você se enquadrou em qualquer um desses pensamentos, reveja suas atitudes nos parágrafos que se seguem.
A televisão brasileira é a melhor que existe no mundo. Posso dizer isso sem medo de erro, pois é a mais pura verdade. Quem já assistiu, um pedaço mínimo da programação de um canal extrangeiro (e não das versões brasileiras que circulam na tv a cabo) sabe do que eu estou falando. A imagem é ruim, os temas são chatos. Os apresentadores são uns picolés de chuchu. Se alguém argumentar que o 'David Letterman' é bom, eu vou ter de concordar. Mas o 'Jô Soares' também é bom, ao mesmo nível ou melhor. Se alguém disser que a 'Oprah' é boa entrevistadora, terei de concordar, mas a 'Ana Maria Braga' e 'Hebe' fazem o mesmo e muito mais.
Uma vez eu assisti um jogo de vôlei com imagens geradas por uma televisão francesa. Juro que não dava para ver a bola, ela não era filmada. Talvez o câmera-men gostasse mais de filmar a rede com os jogadores e seu porte atlético do que o jogo em si. Mas o mais provável é que ele não tivesse experiência alguma.
Também tem quem diga que os canais da Warner, do AXN, da Universal, e do Discovery sejam melhores que os da nossa televisão. A resposta é uma só: no Brasil não é produzido o conteúdo que esses canais produzem por que não há quem pague por tal produção. Sim, leitor, televisão é um negócio: se não há audiência para um programa, ele não é produzido. E os brasileiros não assistem documentários e séries de televisão do mesmo modo que os americanos. E se não há quem assista, não há quem produza.
A política: Na França está estourando um escândalo por causa que o presidente, Nicolas Sarkozy, está tentado empregar o filho na máquina pública. Nepotismo não é apenas uma característica do Brasil. Sem falar do colega de Sarkozy, Silvio Berlusconi, primeiro ministro da Itália. Silvio está acusado de promover orgias em residências oficiais. É algo como se o presidente Lula chamasse todas as mulheres frutas e alguma ou outra coelhinha da Playboy na Granja do Torto e fizesse todos os seus 24 ministros ficarem com o membro reto em vez de torto. É escândalo do grosso o que tem lá fora. Corrupção não é exclusividade do Brasil.
O produto nacional também tem uma qualidade incrível. A seda brasileira é considerada, por estilistas de luxo, a melhor que existe (embora a atividade esteja morrendo no Brasil, devido a falta de apoio do governo). Nós fomos o primeiro país a dominar a tecnologia do álcool e fazer um motor flex. Se você pensar em aviões de médio porte, não há nada como os aviões da Embraer, uma empresa brasileira. Tá certo que sempre vai ter que ache que qualquer coisa mal feita pelos extrangeiros é melhor do que o produto nacional. Isso precisa mudar.
Por fim, o mais terrível de todos. A questão de formação profissional. Tem muita gente que acha que estudar fora do país faz de alguém mais qualificado que uma pessoa que apenas estudou no Brasil. Isso está errado. Tem muito profissional que tem fluência em inglês, mas se precisa escrever um texto em sua própria língua, não consegue. Sai uma coisa que ninguém entende. Aí é necessário usar o telefone para  que o chefe pergunte o que que o cara queria dizer naquele relatório ou naquele plano de serviço. De nada adiantou uma pós graduação no exterior se o cara não conseguiu aplicar esse conhecimento no Brasil. Talvez seja um resquício da cultura que existiu durante o tempo colonial, do império e república velha, quando os pais mandavam seus filhor estudar na Europa. Deve ter ficado alguma mitificação a respeito. Mas quem se importa? Nós só temos no Brasil duas das 200 melhores universidades do mundo, a USP e a UniCamp, mas seus diplomas não são tão glamurosos quanto uma graduação numa UniEsquina norteamericana.
Leitor, não seja intrafóbico, nem xenofóbico. Existem coisas boas em todos os lugares do mundo. A coisa é que nós precisamos deixar de ver o que tem no Brasil como sendo ruim. Yes, nós temos mais coisa de bom além de bunda, cachaça e futebol.

Dicas para assistir: TV Cultura

Eu estava em casa, assistindo TV, como sempre, e deparei no dia do feriado de 12 de outubro com o "Programa Novo", da TV Cultura (Segunda a Sexta, 18h). É um programa que eu nunca tinha visto algo igual na tv aberta do Brasil. É muito próximo dos vários programas juvenis que circulam por aí na MTV e similares, mas com um que de diferente. Não é apenas música, é um pacote de informações das mais variadas apresentado de forma lúdica e com uma capacidade de manter alguém sentado na frente da televisão por muito tempo. E também tem uma interatividade fabulosa. Vale a pena assistir.
Outra dica para assistir a TV Cultura é o programa "Manos e Minas" (Sábado, 19h). Esse programa tem um conteúdo também jovem, só que voltado para um público que gosta de hip-hop, em geral adolescentes. Quem apresenta é o Thaíde, um rapper famoso. Eu lembro que este programa também já foi apresentado por Rappin' Hood. Tem uns grupos de música muito bons que se apresentam lá, sem falar que sempre tem alguma pauta interessante que fica em discussão por todo o programa (uma vez foi toque de recolher para os menores). Se você gosta do gênero, certamente vai gostar deste programa.
E assim dá para ver que aos poucos a Cultura vai deixando de ser um canal com a programação dividida quase exclusivamente entre desenhos e material cultural de alto nível. Ela está se reformulando, quem sabe um dia ela não se torna a BBC paulista...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Você sabia? 14/10/2009

Você sabia que o movimento dos girassóis é determinado pelo sol (Ah, jura?!...)? O movimento é feito pelo pedúnculo da flor que se move de tal forma a garantir que a fotossíntese seja máxima com a luz disponível, o que garante que as flores irão maturar. O movimento é feito pelas células da planta e assim que o estímulo luminoso cessa, o girassol volta ao seu estado normal.
Mais, a flor do girassol não é flor, é uma influrescência, ou seja uma flor composta por várias outras pequenas flores (no miolo do girassol). }Além disso: o que circunda o miolo não são pétalas, são folhas amarelas.
Sem falar que o que damos para os passarinhos pensando que sejam as sementes são, na verdade, os frutos do girassol. Se você descascar encontrará a semente lá dentro.
Quanta informação! Quem diria que o girassol não era nada daquilo que a maioria das pessoas pensa??

domingo, 11 de outubro de 2009

Você sabia? 11/10/2009

Que o dia das crianças foi criado em 1924, via um projeto de lei do deputado Galdino do Valle Filho? Entretanto o dia começou a ser comemorado mesmo foi em 1960, quando um fabricante de brinquedos resolveu lançar um promoção para aumentar os lucros.
Mas é claro que o dia 12 de outubro não é feriado por causa disso, mas sim por causa da festa de N.S. da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Mas é melhor não contar isso para as crianças, é preferível deixá-las pensar que o dia delas é tão importante ao ponto de não terem de ir para a escola.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Atena

Era a deusa grega da sabedoria, da habilidade, da inteligência e da guerra. Filha de Zeus com Métis, nasceu da cabeça de Zeus, que engolira a mãe.
Mas pensando bem (e também fazendo uma pequena sátira) Atena é muito parecida com uma tênia. Depois que Zeus comeu um alimento contaminado com uma deusa em gestação, a coisa subiu até a cabeça e ficou lá até que alguém, através de um procedimento cirurgico (no caso uma machadada de Hefesto), retirasse o incômodo da dor de cabeça.
É..., mulher inteligente dá dor de cabeça mesmo. Especialmente para que não tem mais nada na cabeça a não ser a mulher.

Tudo é numeros

O mundo pode ser quantificado através dos números. As vezes que uma bola cai, de que modo cai. Dá para quantificar o número de vezes que se recebe mensagens SMS, a frequência, a extenção e o conteúdo. Dá para quantificar quantas pessoas vão e quantas pessoas ficam.
A maneira como os átomos, as moléculas e as pessoas se comportam. Se vão para a direita ou se vão para a esquerda, mas sempre há desavenças entre os números e a verdade.
A coisa principal é que tudo é números, para o terror dos cientistas humanos, e são números que controlam todo esse fenômeno chamado internet, uma sopa frenética de zeros e uns. Inclusive este texto.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ícaro e suas asas

Sabe, leitor, Ícaro é um pernagem da mitologgia grega.
A história principal dele é que ele constrói asas com penas, madeira e cera. Quando ele levanta voo ele é advertido pelo pai para não voar muito próximo ao sol, senão ele teria suas asas derretidas pelo sol. Ícaro não escuta o pai, sobe alto demais, as asas derretem e ele cai no chão.
Caro leitor, com o conhecimento de hoje, isso é um absurdo.
Quanto mais alto, mais frio (já que o que retem o calor é a água e a terra). O que poderia acontecer com Ícaro é de a cera em suas asas congelariam (ou ficariam abaixo da Tg...) e com isso o material ficaria quebradiço, as asas apresentariam fratura e por fim Ícaro cairía.
De qualquer modo, caro leitor, desconsidere essa falta total do que postar numa segunda feira...E, além do mais, "Sonho de Ícaro" significa um sonho impossível. É melhor não ter esses sonhos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Problemas

Leitor, sinto desapontá-lo esta semana sem um texto que seja estruturado o suficiente para satisfazê-lo. Aconteceu de aparecerem coisa mais importantes a serem feitas do que uma postagem em blog. Mas de qualquer  modo, obrigado por visitar a página. Assim que possível, espero que na próxima semana, posto outra coisa. Até lá leia um pouco de Machado de Assis ou então de Clarice Lispector. Não perca seu tempo com inutilidades....