segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fim da enquete

Com a ajuda daqueles que decidiram gastar o mouse e clicar naquela janelinha discreta no lado direito da página, a pesquisa se encerrou na virada do dia 30 para o dia 31 de agosto de 2009 (juro que quando criei a enquete o mês de agosto tinha 30 dias...).

Eis os resultados:

Humor: 9
Crônicas: 6
Filosofia: 2
Política: 3
Efemérides: 0
Tópicos de alguma utilidade: 3
Sei lá...: 7

No total foram 30 votos, os quais eu agradeço. Com base nisso eu vou continuar a escrever como antes já que reflete bem o que eu já fazia. O humor não será destaque, mas tem lugar garantido nas outras categorias, já que é rindo que se corrigem os maus hábitos.
Pelo elevado número de "sei lá" eu continuarei a buscar a inovação a fim de tornar a leitura deste blog o mais legal e viciante quanto seja possível.
Por fim, leitor, tópico já se alongou demais, e já está na hora de eu procurar postar mais alguma coisa além dessa contabilidade mal feita.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Conversas

Hoje, dia 28/09/2009, e4u estava no ônibus pensando a respeito da vida e tudo mais, e acabei por pensar neste querido blog e também em quanto tempo eu já não o atualizava. E pensando cheguei a muito poucas possibilidades de postagem para esta noite. Uma delas foi comentar o quanto o blog esvai as poucas sacadas que eu tenho, já que as publico constantemente, entretanto dei-me com um assunto mais interessante, o assunto das nossas conversas, costumeiramente o mesmo de sempre.
Eu já critiquei neste mesmo espaço na web as conversas vazias do MSN, mas o que eu tenho a comentar hoje não é a falta de assunto, mas o assunto repetido ao extremo. Por exemplo, você certamente tem aquele amigo que gosta muito de futebol, provavelmente um corinthiano ou um torcedor de time em grande fase (ultimamente isso não se aplica ao Coríthians nem aos times do Rio). É claro que esse colega adora falar de futebol, e realmente fala. Fala do jogo da semana, do campeonato, dos desfalques, do gol de manchete, do impedimento claro, da anulação injusta e até da briga das torcidas (Como o possível encontro da torcida da Ponte Preta e do Guarani em dia de Derbi). Faça o seguinte, caro leitor, retire as novidades da conversa de seu amigo, e você verá que ele sempre fala das mesmas coisas. A conversa que você tem com ele é sempre a mesma, a única coisa que precisa acontecer é você se encontrar com ele para que magicamente o botão de "play" seja acionado e você fique sabendo toda a tabela, e de vez em quando pode existir uma brincadeira (geralmente sacana) mas isso depende muito da situação dos times dos falantes.
Acontece também de você, leitor, conhecer uma senhora muito simpática, a mais legal de todas que você conhece, e essa pessoa gosta por algum motivo de conversar com você (tem gosto para tudo, não é?) Repare que você sempre conversa sobre o mesmo assunto, com alguma ou outra variação, dependendo do clima, dependendo de quem morreu, mas a conversa sempre acaba no mesmo lugar, que pode ser o cachorro da senhora, a sua juventude ou mesmo a política e a religião. Note que nesse caso esses temas repetidos são até que naturais. A diferença de idades é algo tão irreversível que quando se acha um canal de comunicação que dá certo e de alguma forma não repele as pessoas em 5 minutos, o tema torna-se recorrente, não como forma de trocar realmente as informações, mas como forma de manter o contato. Leitor, acredite, quando se vai chegando perto da morte, é comum que não se deseje ficar sozinho.
Outro detalhe que eu também gostaria de mencionar é que nós temos uma série de conversas que vão ficando em "stand by" sendo que basta que algo lembre o assunto que todas as informações vêm a tona, trazendo com elas outras coisas que despertam no outro mais informações guardadas. O que é estranho nisso tudo é que as informações não mudam. O sexo, a política, a fórmula 1, a novela e o cinema continuam sempre os mesmos. As informações se repetem várias vezes e no fundo ao final a conversa foi mesmo um passatempo para o horário do almoço. Entretanto como é difícil ter alguém interessado em outra coisa senão passar o tempo, isso não é um grande problema.
Por fim, as conversas podem ser repetitivas como os filmes, caro leitor. As conversas não são lá muito diferentes dos filmes. Todas tem um início calmo, um desenvolvimento um clímax e desfecho. Se a conversa vai ser como um faroeste ou como um melodrama, isso não depende dos estúdios, mas apenas dos que conversam.

sábado, 22 de agosto de 2009

Crônica 22/08/2009

Caro leitor, saiba que eu nesta semana tive muitos compromissos, em decorrência de um evento na minha faculdade. Uma semana de Engenharia Química, da qual participei com muito ânimo. Mas a semana, embora tenha me trazido visões de mundo diferentes sobre alguns assuntos, também trouxe um churrasco. Se você leitor, vem do orkut, do qual existia um link para esta página (postado pelo Dan) já sabe bem o que aconteceu já que você é um colega, mas vale a pena ler até o fim. Caso não esteja nesta situação, caro leitor, o texto também terá coisas legais até o fim, com certeza mais legais que os motivos que o fazem vagar por páginas da web.
Eu gosto muito de dançar em particular, e por incrível que pareça, gosto de dançar Billie Jean, clássico de MJ. No churrasco, a música tocou e meus colegas me fizeram dançá-la em público (e foi muito divertido). Por cerca de 5 minutos eu fui como o ópio para meus colegas, nesse caso, meu público, não fiel, já nem todos eram corinthianos, mas um público bom esperando para ver algo fora da normalidade.
A coisa é a seguinte, o aplauso, ao meu ver, não era para minha coreografia, muito pobre de passos, admito, mas tinha o moonwalk (mesmo que com uma má postura marcante), entretanto o aplauso era possivelmente para mim. Eu fiz o inusitado, aquilo que nem todos fazem em público por falta de coragem de encarar a repercussão do fato (embora muitos tenham delírios de popstar no banheiro), e com isso me tornei uma pessoa chamativa, inusitada.
E o depois foi muito bom. Os aplausos nem me envaideceram muito já que há quem aplauda apenas para não ficar indiferente a cena. O legal foram as pessoas, amigos e conhecidos, parabenizando-me por ter feito aquilo. É incrível. Agora tenho algo a mais a respeito de como as pessoas me vêem, não sei se bom ou mau, mas sei que diferente, de alguma forma.
E por isso tudo, caros leitores, digo que o velho ditado é válido "quem não arrisca não pestica". Eu só foi comprimentado pelos colegas porque eu fiz algo diferente, por que inovei. E você, que faz? No momento está com a bunda confortável numa cadeira lendo um blog, mas quando sair, o que será? Possivelmente não será nada, e por isso vai talvez o último aviso de minha parte, caro leitor (embora este possa ser o mais cruel e real de todos): Dance, caro leitor, dance. Já que um dia você não poderá mais dançar.

sábado, 15 de agosto de 2009

Você sabia? 15/08/2009

Que a palavra mais longa da língua portuguesa não é anticonstitucionalicimamente e sim
pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico? É usada para designar quem tem pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
Então, caro leitor, se quizer se tornar motivo de conversa de bar um dos caminhos é adquirir esta doença. Você certamente será o único pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico que seus amigos jamais conheceram. Além do que a doença é rara e também é um verdadeiro trava língua para qualquer bêbado (e sóbrio também).

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mania de internauta

Leitor, você é provavelmente um internauta, é um pouco óbvio tendo em vista que você precisa da Internet para ler este blog. Mas mesmo que por algum acaso do destino (se é que realmente existe) estiver lendo isso em outro lugar, eu ficaria surpreso (E poucas coisas me surpreendem. Até o intelecto das pessoas já parou de me surpreender...). Tratemos agora do assunto dessa postagem, as manias que os internautas têm ou adquirem ao usar a rede.
A primeira que eu vou comentar é relativa ao orkut (aquela rede de fundo azul calcinha): a mania de tirar fotos inúteis. É observada principalmente entre as mocinhas que tem câmera digital e querem encher de qualquer jeito seus álbuns no site. Tem os álbuns do tipo "EU" que são realmente os piores: as fotos além de mal tiradas, visto que raramente mostram um ângulo decente da pessoa fotografada (entenda que uma pessoa não tira fotos boas de si mesma), as fotos são repitidas com poucas alterações. Na primeira a franja está para a direita, na segunda, para a esquerda. A terceira foto é um pouco diferente, agora a pessoa dá um sorriso de canto de boca. Aí seguem a quarta, a quinta, a sexta e apenas se chega ao sábado no álbum do tipo "Festa". Com fotos de pessoas desconhecidas, todas marcadas por aqueles quadradinhos azuis que aparecem se passar o mouse por cima da imagem. E tem gente que de tão desocupado que está tira umas fotos para compôr uns álbuns obscuros (que tem algumas cenas impróprias para pessoas de qualque idade), geralmente bloqueados para os não amigos.
A segunda mania é a de MSN, embora isso acometa de maneira mais radical os adolescentes. Eles passam o dia inteiro, simultaneamente ao uso orkut, trocando mensagens com seus amigos (geralmente pessoas que nunca se vê ou colegas de escola). Eu sinceramente não consigo imaginar como alguém consegue passar muito tempo naquele papo manjado "Oi João, como vai vc?/bem e vc maria?/muitu bem!!!/hahahahahah..." Talvez desse modo essas mentes desprovidas de uma atividade mais legal para fazer (visto que já viram o filme da sessão da tarde e não se interessam pelos talk-shows da TV brasileira ou pelos seriados da TV a cabo), como ir ao clube ou praticar algum esporte.
A terceira mania (confesso que sou vitimado por ela), caro leitor, é típica daqueles que são viciados em serviços como blog ou twitter, que é a mania de ficar atualizando a página para ver se alguma coisa mudou. Geralmente nada muda em 30 segundos (talvez até dê para fazer um número no Faustão) mas o internauta atualiza a página umas três ou quatro vezes antes de desistir e procurar outra coisa para fazer, mas às vezes alguma coisa muda, e o ciclo recomeça.
A quarta mania de que eu falo é de achar que o google vai conseguir resolver o problema do internauta. Por exemplo o internauta quer saber sobre a vida dos macacos angorá no estado do Rio de Janeiro e vai e digita na caixinha "macacos angorá Rio de Janeiro" como se ela fosse mágica e trousesse a resposta para ele. Tem gente que pensa de tal maneira que se precisasse saber o aniversário da mãe digitaria lá na caixinha, embora algumas mães realmente já tenham divulgado isso na web.
Existem várias outras manias, caro leitor, mas eu não vou continuar a listá-las, já que prefiro deixar você mesmo descobrir, já que nós, caro leitor, somos um bando de maníacos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mania de gordesa

Sabe, caro leitor, em especial leitoras, tem algumas pessoas que tem a mania de gordesa (de gordo). É assim, a pessoa sempre diz que está gorda, sem ao menos realmente estar gorda. Coisa de muitas mulheres, e recentemente de alguns homens também.
Tudo começa quando o dia raia e a pessoa olha para o espelho e de repente fala: "Meu Deus! Como estou gorda". Para algumas pessoas isso é realmente verdade (pois é, essa pessoa que você imaginou agora deve se enquadrar aqui...), mas para a maioria não é. Quem está gordo é o pensamento, não o corpo. É aquela neurose do preciso ser magra, ser gorda é horrível e etc.
Aí o comportamento muda. A pessoa passa a olhar para tudo o que for comida e pensa: "um minuto na minha boca, um ano na minha bunda", ou então "já comi muito hoje" (claro, uma colher de arroz é algo descomunal...). Outros pensamentos recorrentes são: "Eu estou gorda, mas não estou tanto assim, olha só aquela uma...", como se se comparando às outras pessoas vá de fato esclarecer o problema.
O pior mesmo é quando a mulher faz aquela pergunta para o marido/namorado: "Eu estou gorda?". O coitado se responde que sim pode magoar a mulher (acredite, algumas chegam a surtar com essa resposta). Se responde que não, a mulher nem sempre se dá por satisfeita e insiste na pergunta, como se procurasse ouvir o sim. Então, caro leitor, se uma mulher lhe perguntar isso, dissimule, faça-se de tonto ou saia pela tangente. É uma pergunta que não merece resposta.
Também existe outra coisa que eu noto que engorda as mulheres: a má postura. Se ela não mantêm a coluna reta é bem possível de acabar por projetar a barriga para a frente, dando a falsa impressão. É claro que tem pessoas para as quais só melhorar a postura de nada adiantará, mas para muitas pessoas, sim. E isso acontece principalmente no sábado à noite, quando aquela mulher decide colocar uma blusinha que mostra um pouco da barriga. O armário inteiro é experimentado, sem que ela perceba que o grande problema é a postura.
Entretanto em gente que quer (e às vezes precisa por motivos de saúde) emagrecer e não para para pensar numa coisa: Ninguém (exceto as pessoas com doenças graves como o câncer, a AIDS terminal, a tuberculose e etc) emagrece comendo coxinha, batata frita, chocolate, gorduras aos montes, doces até não conseguir mais, e também não emagrece tomando refrigerante aos galões, assim como aquele leitinho matinal repleto de açúcar e achocolatado. Parece um pouco óbvio, mas nem para todos. Ouvi uma história uma vez de uma pessoa que emagreceu comendo todas essas coisas, e era verdade, mas essa pessoa reduzira o estômago.
Há quem vá atrás dessas revistas de 2,99 que colocam aquelas dietas absurdas ( dieta da agua, dieta da lua, dieta da terra, dieta da criança sudanesa, dieta da cantora famosa, dieta da formiga jandira, dieta da titica de galinha, dieta da mãe de santo, dieta do pai de santo, dieta de S. Longuinho...) que nitidamente um retardado com imaginação fértil compôs. Mais retardado é quem se arrisca a seguí-las, mas isso não vem ao caso. Para realmente emagrecer, aprenda a comer certo. Trocar as bolachas e o chocolate por uma maçã pode ser algo fabuloso, assim como evitar no almoço e janta de comer além do necessário. Além disso, procure não ficar petiscando nem comendo na frente da televisão ou computador.
O peso deve ser olhado como uma questão de saúde, e não como de beleza. Entretanto é óbvio que tendo saúde, a beleza é uma consequência.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Efeméride 12/08/2009

Hoje teremos uma chuva de meteoros na constelação de Perseus.
Para observá-la fique num local escuro e olhe para o norte.
Para maiores informações clique aqui.
Aproveite, caro leitor, são as chamadas estrelas cadentes as que aparecerão hoje. Faça o seu pedido e veja se a superstição é realmente válida.

Você sabia? 12/08/2009

Você sabia que Machado de Assis, escritor de várias obras famosas como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", era mulato, canhoto, epilético, gago e autodidata? O mundo conspirou para seu fracasso, mas ele foi um dos poucos escritores reconhecidos em sua grandeza ainda em vida.
Leitor, eu admiro esse homem, tanto que até mimetiso algumas técnicas dele, como a conversa com o leitor (não é obvio?) e a ironia.
Mas, sabe leitor, existem borboletas de todas as cores, se você não é uma borboleta azul, a culpa não é de ninguém, exceto de você mesmo, leitor.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cozinhando

Caro leitor, hoje eu fiz um bolo gelado e estava divinamente gostoso. Era um bolo bem diferente do habitual. Na massa não ia nem leite nem margarina, mas suco de laranja. E, leitor, tinha uma calda de leite condensado e leite de coco. Muito gostoso.
Depois dessa pequena digressão, volto ao assunto principal, tem gente que não tem noção de como fritar um ovo ou então como fazer um simples bolo de fubá. A única coisa que ainda pode sair bem é uma pipoca, e de vez em quando ainda queima. Sendo assim, eu vim aqui dar uma dica do que você pode fazer para se iniciar na cozinha: Sopa.
É muito simples fazer uma sopa, qualquer idiota consegue fazer, você também consegue, caro leitor.
Vá ao supermercado e compre umas batatas, umas cebolas, umas cenouras, uns tomates, uma cabeça de alho, e qualquer outro vegetal que lhe chame a atenção (cará ou beterraba, por exemplo). Tenha o cuidado de não pegar itens com manchas estranhas ou com regiões nitidamente destoantes do resto do vegetal. Ou seja leitor, não compre comida estragada.
Depois disso vá até a cozinha e lá pegue uma panela de pressão (aquela que tem a válvula que faz "xiiiiiiiiiiiiiiii"ou "xiii-xii-xiii-...") e deixe em cima do fogão (ainda desligado, caro leitor, a panela ainda está vazia).
Na pia vá descascando a batata, a cenoura e a cebola. Para descascar batata, é preciso delicadeza com as mãos, se você não tem, caro leitor, tenha cuidado com a faca, já que o perigo de você se cortar é grande. Vá retirando a casca de maneira bem calma, não deixando as cascas muito largas, visto que assim você perde batata.
Para descascar a cenoura faça o seguinte: com uma faca cega (sem corte) vá raspando a cenoura de forma a eliminar a casca. Faça isso ou na pia ou na boca do lixo, tendo em vista que as raspinhas são difíceis de limpar.
A cebola é um caso a parte. Corte tanto a bunda quanto a cabeça e depois disso retire a camada não comestível. Se a cebola soltar um líquido branco ao cortá-la, coloque-a em baixo da torneira, para levar o líquido, ele irrita os olhos de maneira significativa.
Para o alho pegue um (ou mais) dente da cabeça e corte também a base e o topo, retirando a casca logo a seguir. É fácil, leitor, você consegue. Embora algumas vezes o dente perca metade do seu tamanho quando você vai tirar a casquinha, mas normal para os iniciantes.
Agora que você já descascou tudo, vamos à culinária de fato.
Pique a cebola e o alho para ter pedaços bem pequenos. Coloque-os na panela. A batata, a cenoura e o tomate, depois de ser lavado (creio que você não queira comer pesticidas e afins), devem ser picados a cubos pequenos. Reserve.
Adicione um POUCO de óleo para fritar a cebola e o alho, e um POUCO de sal (se colocar menos que o necessário é possível corrigir depois). Frite. Não espere que fique muito dourado não. Saindo o cheiro de comida sendo feita adicione os cubos. Frite mais um pouco, mexendo sempre e então coloque água pouco acima do suficiente para cobrir os cubos.
Feche a panela com a tampa (A panela de pressão tem boca ovalada, para colocar a tampa dentro da panela, use a parte mais larga) e espere que pegue pressão. Conte 10 minutos a partir disso e depois é comer a sopa. Se faltar sal coloque um pouco mais. Se você provar e achar que ainda não está bem cozida, feche a panela e cozinhe por mais algum tempo (é, leitor, é necessário bom senso até na cozinha).
Também é possível fazer essa sopa no formato cremosa, daí não precisa cortar a cenoura, a batata e o tomate em cubos, corte-os em pedaços menores (para facilitar o cozimento, leitor) e depois dos 10 minutos bata tudo no liquidificador.
Eu não citei quantidades, mas é necessário um pouco de bom senso, não faça um quilo de batata se só você vai comer, é um tremendo desperdício, ao não ser que você seja um verdadeiro esfomeado, mas isso não vem ao caso.
Foi um prazer cozinhar com você leitor, mas não precisa me convidar para experimentar a tal sopa, eu já sei qual é o sabor. Um dia eu também não tinha noção nem mesmo de como ligar o fogão (tá certo que eu tinha uns 4 anos... =D)

Atualização (pedida no comentário): A panela de pressão é um instrumento que trabalha com pressão acima da atmosférica, então vale lembrar que o uso inapropriado dela pode fazê-la estourar, e por consequência espirrar seu conteúdo quente para todos os lados. Antes de tentar abrí-la espere que a panela esfrie um pouco. Se estiver com pressa, dê um banho de água, na torneira, para então abrir a tampa.

Você sabia? 11/08/2009

Que a chama da vela é voltada para cima por causa de deslocamentos de ar? O ar que é aquecido na base da chama vai para cima e com o movimento dá a ela o seu formato característico.

Mas cuidado ao verificar isso em casa: quem brinca com fogo acaba fazendo xixi na cama.

Resfriado, mas são

É, caro leitor, eu estou um pouco resfriado hoje. Mas não precisa se preocupar caso seja um leitor ávido deste blog, leitor esse que só existe nos meus delírios, já que o resfriado não me tira a capacidade de postar (eu ainda não morri nem desisti deste blog!).
Sabe que com essa gripe suína ou H1N1 ou gripe A, dependo do noticiário que você assista, um simples resfriado virou motivo de preocupação: "Oh, meu Deus! Vamos todos morrer!" mas não era motivo para tanto pânico. De gripe normal morrem bem mais pessoas do que de gripe suína. E sinceramente eu não venho motivo para preocupações excessivas.
Mas talvez haja um lado bom nisso tudo. Algumas pessoas que antes não ligavam para a higiene das mão passaram a ligar para esse detalhe por causa da gripe. Se o hábito persistir não teremos só pessoas protegidas contra gripe, mas também de verminoses e algumas infecções.
Mas para terminar, saiba que estou bem, caro leitor. A doença de meu corpo ainda não afetou o meu intelecto.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Novo adepto do Twitter

Caro leitor, embora isso possa parecer uma idiotice, e talvez seja, eu comecei hoje a participar de um tal de Twitter (aquele site do passarinho em que as pessoas colocam algumas futilidades).
Caso você também seja um participante do site e queira me seguir, o meu endereço é @mateuszanetti (Você deve ter percebido que este é o meu nome real).
Falando em seguir, caro leitor, caso você queira também pode seguir este blog. Basta clicar no botãozinho de seguir que se localiza na barra superior desta página.
Do além mais, logo eu posto algo mais legal e menos monótono.

sábado, 8 de agosto de 2009

Atividade blogeira (Parte 3)

Caro leitor, eu resolvi voltar a tocar nesse assunto que você poderia até achar que estava esgotado nas partes 1 e 2 (postagens anteriores), mas o assunto é deveras extenso, e mesmo para os não blogeiro, é legal refletir a respeito. Dessa vez eu vou tratar do assunto das postagens, que são dos mais variados e diversos, embora quase sempre sejam de qualidade insignificante.
Vou começar com a vedete do non-sense: os poemas e demais criações literárias. Imagine, caro leitor, o seguinte poema: "Porta verde/mundo verde/verde mundo/verde só/ver o verde, verde ver". Embora em algumas épocas esse lixo já tenha sido considerado literatura, eu fico pensando se verde era a cor do cigarro que o blogeiro fumou antes de postar. Ninguém entende essas coisas, elas não tem sentido, nem ao menos são sonoros, tem musicalidade. O exemplo no máximo é um trava língua (tente). E a "treva" não é o poema, mas o blogeiro, que espera que as pessoas comentem algo inteligente a respeito do que postaram, como associar o 'verde' à 'esperança' e coisas do gênero.
Tem as postagens que são de humor. Até hoje eu não vi um humor que não fosse "humor de fotoshop" ou então piadas infames. Nos dois casos, o humor e tão ruim, que no máximo você dá uma sorriso, igual ao que você está esboçando agora, caro leitor. Humor é algo complicado de se fazer. Nem sempre a piada é boa para alguém de um nível intelectual maior que o blogueiro, ou então nem sempre a piada é boa porque o leitor não entendeu (mas aí, não é problema do blog, e sim do público).
Sentimentalismos, a pior praga, o enchatecedor de blogs. Só as mocinhas românticas e os rapazes deprimidos é que gostam dessa categoria. Imagine, você abre um blog na esperança de ler algo útil (bem para ler algo útil existem os jornais...) e se depara com um texto a respeito de como uma pessoa se sente ao ser abandonada por outra. Leitor, você já sabe como é que é ficar assim, não precisa que ninguém diga isso a você, não concorda? Ou então como as pessoas são cruéis, frias e insensíveis com os sentimentos alheios (embora sejam, não é necessário reafirmar). Em suma, o sentimento é bonito para os filmes e novelas, num blog são chatos (além do que blog sentimentais não duram muito mais que um mês...).
Artigos, uma das poucas coisas que ainda são de alguma cultura, mas são poucos os blogs que tem esse tipo de texto. Não dá audiência, a não ser entre (pseudo)intelectuais, exceto quando tratam das paixões populares, como o sexo, a novela, o "show biz". Já textos a respeito de outras coisas, mas são poucos. Mas também o culpado maior é o público, que nem sempre compreende a mensagem. Entende, leitor?
E por fim as variedades. E com o perdão do pleonasmo, são variedades variadas. Pode ser uma curiosidade, como os "Você sabia?" deste mesmo blog (eu recomendo a leitura, se ainda não conhece o blog, leitor, as informações que eu uso são verídicas). Eu já vi tópicos de arte, de futebol, de comentários de política. Geralmente o blogeiro lança mão desse tipo de postagem quando não tem o que postar nos outros quesitos, o cigarro deixou de ser verde, o sentimentalismo acabou, ou a intelectualidade se provou falsa.
Mas, caro leitor, não desanime, o mundo está cheio de textos mal escritos por aí, não seria na internet que você encontraria textos de qualidade. De qualquer jeito, eu lanço uma campanha, se 5 ou mais pessoas comentarem pedindo dicas de como escrever melhor, eu posto essa utilidade. É, leitor, comigo você não desanimará nunca (ou não).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Crônica 07/08/2009

Caro leitor, na enquete que eu disponibilizei eu até me surpreendi quando eu vi que as crônicas tinham a mesma procura que o humor. Sendo assim eu vou me guiar pela pesquisa, já que o clique do público é clique do público.
Hoje, 7 de agosto de 2009, eu estava assistindo a televisão, algo deveras comum (nas férias me transformo num desocupado, principalmente quando elas crescem duas semanas), e no programa do Ratinho (SBT) havia o caso de uma menina com um pedido em especial. Ela queria uma festa de aniversário.
Você pode até achar isso meio piegas, mas isso me chamou a atenção de uma tal forma que eu não consigo expressar bem. Um sonho infantil que se transformou num conto de fadas através de uma equipe de TV. Leitor, percebe o que eu quero mostrar? Provavelmente não, mas eu explico. Tem gente que sonha tanto com coisas tão insignificantes ou então tem verdadeiros delírios de poder, mas essa criança era diferente dessas pessoas. Ela sonhava com uma festa de aniversário. Provavelmente nunca a tivera e talvez também não esperasse que um dia fosse ter uma.
E o que é uma festa de aniversário? Um bolo, uns doces, musica infantil alta e um monte de crianças correndo para todos os lados. Algo até fácil de se fazer, mas a criança não tinha a possibilidade de obter. A familia pobre não tem condições nem para isso.
E o que são os sonhos de algumas pessoas, caro leitor? Carros de última geração, grandes, enormes beberões. Viagens luxuosas para destinos nem um pouco simples. Poder, dinheiro, glória, status. E o engraçado é que quando essas pessoas conseguem realizar esses sonhos, elas não param aí, acham algo mais distante, mais impossível, mais caro, e não se satisfazem nunca.
Caro leitor, não se trata da velha discussão a respeito do dinheiro e da felicidade. Trata-se de questionar-mos se os nossos objetivos de vida, quando alcançados, nos trarão felicidade.
Pense por exemplo que o desejo de um homem seja visitar todos os prostíbulos de um país (e são inúmeros em qualque parte do mundo) . Quando o homem conseguir terminar as visitas estará velho, caquético, provavelmente com alguma doença venérea, e não será um homem feliz. Será apenas um velho tarado.
Ou então da mulher que quer parecer jovem para sempre. Até onde pode vai só nos cremes, depois no botox, e por fim no bisturi. Mas haverá um momento que nem o melhor dos cirurgiões vai conseguir colocar beleza numa cara puxada e plastificada. Leitor, essa mulher pensará o famoso "E agora?" e olhará o espelho e será impotente contra o tempo.
Leitor, será que você também é como o velhinho tarado ou a "velha mocinha"? Será que seus desejos não o conduzirão por caminhos parecidos? Será que ao realizar o seu sonho você se sentirá feliz? Ou então triste por já não ter mais nada para conseguir?
Pense nisso. =D

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Efeméride 06/08/2009

Eu não costumo postar duas vezes no mesmo dia, mas essa merece, e como merece. Dois senadores batendo boca no plenário.
Veja a transcrição do bate boca entre Tarso Jereissati e Renan Calheiros clicando neste link.

Fonte: O Estado de São Paulo on-line.

P.S.: Que tiro no pé foi a censura ao Estadão...

Você sabia? 06/08/2009

Que o olho humano tem uma deficiência chamada de ponto cego? É justamente o local em que o nervo óptico se une à retina, sendo assim nesse ponto não há captação de imagem. Para achar o ponto cego basta tapar o olho esquerdo, olhar para a bola, e ir se aproximando da imagem, que em algum instante o triangulo desaparecerá. O mesmo pode ser feito tapando o olho direito e mirando o triangulo.
Mas mesmo assim não adianta falar que a luz do farol ficou no ponto cego e por isso você avançou no vermelho. O cérebro cria uma imagem para preencher a lacuna deixada pelo ponto cego, nesse teste ele entendeu que o objeto oculto não existisse, devido ao fundo branco.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A morte nos espreita

Caro leitor, estou muito preocupado com essas tais gripes que parecem estar surgindo por aí. Ela me deixaram num estado de espírito um tanto quanto hipocondríaco, sem gravidade, entretanto me deixou numa condição pouco usual, a reflexão sobre a morte, a última vez foi quando meu avô fora internado. Não morreu, mas me fez pensar.
Como somos frágeis em relação a isso. Ontem mesmo, pela noite, eu assistia o 'E24', programa da Bandeirantes a respeito do cotidiano nos prontos-socorros, e vi o caso de um menino com apendicite. Os pais ficaram destruídos pela notícia de uma cirurgia de emergência, mas mesmo quando o menino já estava no quarto, eles continuavam abalados. A possibilidade da morte assusta e é absolutamente terrível para os que não a esperam.
E quantos são os que fingem que ela não existe. Principalmente os jovens. Morreremos algum dia, em algum lugar, de alguma coisa. Admitir isso é bom, tendo em vista que alguns problemas passam a se tornar pequenos. Ficar bravo por ter de esperar na fila do banco, por exemplo. Eu, que já admiti a morte, não me incomodo com isso. Minha vida é preciosa demais para coisas tão pequenas, ao falar de morte eu acabei falando de vida.
E proponho para você algo um pouco diferente. Imagine que segundos antes de morrer, o tempo pare e então começe a passar diante de você um filme com a história de sua vida, e ao acabar o filme, o tempo volta a correr e você morre. Será que você, hoje, gostaria do filme que passará? A sua vida realmente o satistaz? Talvez não. Talvez você tenha feito coisas que ao analisar com calma você dificilmente faria de novo. Uma briga, um estado de espírito, uma oportunidade perdida. Será que isso lhe agradará, meu caro leitor?
Então, paro por aqui, tenho ainda muitas coisas para fazer hoje, mas encerro com dois pessamentos latinos, que podem até parecer opostos mas na verdade são complementares. 'Carpe diem' e 'memento mori'. Para que você viva bem, lembra da morte.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Você sabia? 04/08/2009

Que a penicilina, assim como muitos fármacos, foi descoberto ao acaso? Alexander Fleming, descobridor da penicilina, estudava bactérias, quando um dia deixou a porta aberta. Quando foi verificar as culturas havia se formado bolores nas culturas e ao redor dos bolores não havia mais bactérias. Após trabalhos em cima do acontecimento, isolou-se a penicilina, o primeiro antibiótico.
É, leitor, uma cagada, se bem analisada, pode se transformar num triunfo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Atividade blogeira (Parte 2)

Sabe, meus caros leitores, após um 'Você sabia?' eu achei que bastava, por enquanto, dessas postagens aleatórias. Continuarei a examinar a 'Atividade blogeira', mas nesta postagem, de outro aspecto, a vida dos blogs.
Os blogs tem, ao meu ver, 4 fases, tratemos de cada uma em separado.
Concepção: é quando a ideia do blog ainda está nascendo na mente, por vezes perturbada, do blogeiro. Ele quer falar ao mundo o que pensa, mostrar a todos sua literatura e poesia, mas não consegue. Então ele pensa em criar um blog. E vai gestacionando, como uma grávida, a ideia de criar um blog. Pensa no leiaute (sim, leitor, essa palavra existe em português!), nos tópicos, na divulgação e no sucesso. Mas com especial atenção ao sucesso. O blogeiro fantasia glórias, feitos, repercussão e alguns chegam a pensar nas rendas dos anúncios que virão. Tudo fantasia. O mundo é diferente do devaneio.
Criação: A parte mais legal de criar o blog é essa. O blogeiro vai até o site que mantem o serviço de blog e cria um. Escolhe uma configuração qualquer, que pode ser desde algo muito simples até algo mais elaborado, o estilo das postagens, o formato das letras, o tamanho da data. O blogeiro monta o cenário para o que será a vida de seu blog, que aqui comparo com uma peça de teatro. Geralmente não chega a ser uma tragédia grega, mas uma tragédia ao estilo shakespeareano pode até ser.
Fase de blog jovem: As postagens são diárias, mesmo com o "0 comentário(s)", e falam dos mais diversos assuntos, que geralmente giram ao redor do nada. O blogeiro, tenta inutilmente, aumentar sua audiência com comentários em outros blogs, mas tudo isso é inútil. E vai sendo assim por um mês, no máximo dois.
Fase de blog velho: As postagens rareiam, o assunto fica ainda mais vazio (por incrível que pareça) e aí o blogeiro vai caindo na real, os sonhos não eram daquele jeito. A realidade era realmente diferente. O texto do blogeiro, que no início era o máximo, passa a ser chato para ele (tendo em vista que já era chato para os outros). E o blog vai caindo na obscuridade...
Morte: O blogeiro cai de vez na real. Exclui o blog ou o deixa para não ser visto por mais ninguém.
Caro leitor, se é blogeiro, não se preocupe com o que eu escrevi aqui, é a verdade tão natural que não temos como competir com ela, conforme-se com isso e vá se divertindo enquanto você achar que é legal. Caso você não seja um blogeiro, caro leitor, não crie um. Se quiser, fique imaginando, colhendo as glórias que não existem, engane-se. Tem certas coisas que se saírem de nossas cabeças perdem toda a graça.

domingo, 2 de agosto de 2009

Você sabia? 02/08/2009

Você sabia que o LSD, derivado do ácido lisérgico, é a substância mais poderosa conhecida? Apenas 50 microgramas são necessárias para que seus efeitos sejam sentidos pelo usuário.
Você sabia também que o LSD foi utilizado para tratar dependência alcoólica com uma eficácia de cerca de 50%?
Entretanto, leitor, eu não recomendo que você, para tentar sair da cachaça, use o LSD. As amostras distribuídas por aí são contaminadas com anfetaminas potencialmente perigosas para a saúde. Mas de qualquer forma vale o aviso, drogas nem pensar.

sábado, 1 de agosto de 2009

Atividade blogeira (Parte 1)

Sabe, caro leitor, nos últimos dias eu tenho visitado o orkut e através de comentários em outros blogs aumentar a audiência deste daqui. Mas o que tem acontecido é que eu acabei por refletir a respeito da atividade do blog.
Putz, um blogeiro é um bobão, claro que com algumas excessões. Mas é ridículo pensar que as pessoas do mundo, ou só blogeiros mesmo, irão lhe ouvir só pelo porquê de você escrever coisas aleatórias numa página que nem mesmo aparece nas primeiras folhas da busca do Google. E até mesmo acham que postagens sem utilidade nenhuma como por exemplo "O que eu fiz hoje" fazem algum sucesso. É chato, é insuportável.
Outro motivo pelo qual eu considero os blogeiros como uns bobos é o fato de alguns assassinarem o português, esquartejá-lo, e espalhá-lo por aí. Outro dia eu vi um cara que escreveu "semitério" e no mesmo blog tinha outros erros da mesma gravidade que "caza". Então provavelmente ele não aprendeu a usar a correção ortográfica. E também tem quem ache bonito escrever em inglês, mas outro dia eu vi um "hader" no lugar de algo que acredito ser "harder", numa frase também sem nexo algum.
E tem várias outras coisas para mostrar o quão bobos são os blogeiros, como por exemplo os títulos sem noção derivados de palavras randômicas com o objetivo de causar impacto. Tem um blog por aí que tem o título como 'Paralaxe Hiperbólica'. Isso aí não existe. É apenas um título que ninguém entende com umas palavras pseudocientíficas. Mas até que de vez em quando atrai um leitor ou outro. O pior mesmo são os endereços do tipo: http://meublogtemumtituloidiotacommaisdemilpalavrasunidasformandoumafrase...
que estão espalhados por aí. E geralmente são o que seus títulos descrevem, já que de tão vazios cabem num endereço de site.
Mas eu vou parar por aqui. Tem muita coisa ainda para eu colocar a limpo. E eu não sou tão bobo ao ponto de não convidar você a voltar para saber mais coisas sobre a atividade blogeira.